Interview
Projeto liderado por Pesquisador do Grupo está entre os ganhadores da 28º edição do Prêmio Expressão de Ecologia
O Prêmio Expressão de Ecologia é organizado pela Editora Expressão e é a premiação ambiental mais importante e longeva do Brasil, contando com o reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente.
Nesta edição o Prêmio Expressão de Ecologia registrou 198 projetos inscritos e premiou 19 projetos que irão receber o Troféu Onda Verde do Prêmio Expressão de Ecologia. A premiação será entregue durante o Fórum de Gestão Sustentável 2022 que será realizado no dia 27 de maio, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis.
O Projeto foi desenvolvido em conjunto com a UFSC e coordenado pelo Prof. Dr. Antônio Augusto Ulson de Souza. Os principais objetivos do projeto são aumentar a eficiência do tratamento biológico de efluentes; reutilizar o rejeito sólido da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE); minimizar o descarte de resíduo sólido nos aterros industriais; utilizar biofilmes suportados em partículas adsorventes; produzir os suportes do biofilme, pela reutilização do lodo gerado na ETE, por pirólise do lodo; aumentar a degradação de corantes recalcitrantes ao processo biológico tradicional; gerar maior estabilidade mecânica e performance operacional estável e elevada eficiência na remoção de cor e na Demanda Química de Oxigênio (DQO), em comparação com as células livres. Também se está buscando aprimorar a biota pelo biofilme, maior interação entre as células da mesma espécie ou de espécies diferentes, realizando atividades metabólicas mais diversificadas e eficientes, e aproveitar a energia da combustão dos gases pirolíticos na pirólise do lodo.
Este projeto é uma continuidade da patente PI0703182 desenvolvida pelo grupo de LABSIN/LABMASSA que contou com apoio da COTEMINAS e BNDES.
Homenagem do conselho universitário-UFSC a duas pesquisadoras do grupo LABSIN-LABMASSA
Em Sessão Solene realizada hoje, dia 17.12.2021, às 14;30h, o Conselho Universitário da UFSC prestou homenagem às professoras Dra. Selene Maria Arruda Guelli Ulson de Souza e Dra. Débora de Oliveira do grupo LABSIN-LABMASSA, que estão entre os 33 pesquisadores da UFSC de reconhecimento internacional. A UFSC conferiu às 2 pesquisadoras do grupo LABSIN-LABMASSA Certificado de Mérito como forma de reconhecimento pela colocação entre os 100 mil cientistas mais influentes do mundo, segundo levantamento da Stanford University, publicado no Journal Pios Biology.
Pesquisadora do grupo ganha destaque Internacional
Em pesquisa publicada no Journal Plos Biology em outubro de 2020, a Profa. Dra. Selene Maria Arruda Guelli Ulson de Souza, líder e Fundadora do Grupo LABSIN-LABMASSA, foi identificada como uma das 100 mil cientistas mais influentes do mundo. O estudo foi conduzido por uma equipe da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos e utilizou as citações da base de dados Scopus até 2019.
Pesquisadora do grupo ganha destaque Nacional
Para dar mais visibilidade ao trabalho das cientistas mulheres do Brasil, foi lançada a plataforma online Open Box da Ciência (www.openciencia.com.br), que destaca o trabalho de 250 pesquisadoras consideradas protagonistas em suas áreas. A partir da análise, foram mapeadas 50 pesquisadoras de destaque em cinco áreas: Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharia e Ciências da Saúde. Na área de Engenharias, receberam destaque 20 pesquisadoras, dentre elas ganhou destaque a Prof. Dr. Selene Maria Arruda Guelli Ulson de Souza líder e Fundadora do Grupo LABSIN-LABMASSA.
Entrevistas
Veja a reportagem com entrevista do Professor Antônio Augusto Ulson de Souza a programa de TV local falando sobre os temas de pesquisa desenvolvidos em nossos laboratórios.
Entrevista em 07.06.2011
Entrevista à TV UFSC.
Entrevista Realizada com o Gabriel Souza, um dos responsáveis pelo Projeto ECOREMOVE